Ascom GSP/PSS
São Paulo – Neste sábado (9), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) realizou o Simulado de Abandono Emergencial de Área no Município de São Sebastião, no bairro da Topolândia. Promovida em parceria com a prefeitura da cidade do litoral paulista, a iniciativa teve objetivo de preparar a comunidade para as ocorrências típicas do verão.
O exercício busca, prioritariamente, capacitar e treinar os residentes em áreas de risco, além de focar na integração e articulação das ações dos diversos órgãos envolvidos na resposta a ocorrências. Com isso, é possível diminuir o tempo para atendimento, essencial à redução dos danos após os desastres.
Vale destacar que, neste sábado (9), a CEPDEC/SP completa 43 anos de atuação conjunta com os municípios paulistas nas ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação de situações de risco.
Por sua vez, a prefeitura municipal de São Sebastião investe em capacitação da equipe local, de modo a obter o aprimoramento para atuação frente às ocorrências de escorregamentos, característicos da geografia da cidade.
Parceria
O treinamento é uma parceria da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP), prefeitura de São Sebastião, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo, Polícia Ambiental, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Instituto Geológico (IG), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Guarda Municipal e SAMU.
Durante o simulado, o Corpo de Bombeiros iniciou a campanha “Chama Segura”, que consiste na distribuição de 240 kits gás (registro, mangueira e braçadeira) à população participante, além de uma palestra com orientações sobre como se prevenir de acidentes realizando o uso correto do material ligado ao botijão de GLP.
A ação realizada é uma parceria com a Liquigás Distribuidora S.A. e a Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiro (Fundabom).