Paraná – Na sexta-feira (04), uma equipe do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) fez a remoção aeromédica de um homem de 60 anos, vítima de infarto agudo do miocárdio (IAM), de Guaratuba até Curitiba.
O comandante do BPMOA, coronel Julio Cesar Pucci, explicou que em condições normais de trânsito, o deslocamento de Guaratuba para Curitiba pela rodovia seria de duas horas, mas com o avião da unidade, o deslocamento foi feito em questão de minutos. “Isso proporcionou mais conforto e segurança à vítima”, salientou.
De acordo com as informações do BPMOA, o SAMU fez o atendimento inicial da vítima e devido a gravidade do caso, foi necessário solicitar apoio do avião Falcão 06 (Baron BE58) do BPMOA para o transporte aeromédico, que durou apenas 25 minutos.
“Na maioria dos casos que atendemos, cada minuto faz toda a diferença para a vida do paciente, e por isso os trabalhos dos nossos integrantes com os da Saúde devem estar alinhados para que tudo ocorra conforme o planejado, da maneira mais célere e eficiente possível”, ressalta o coronel.
Segundo ele, a utilização da aeronave tem feito a diferença para ajudar a população em situações diversas. “Com esse avião, atuamos no combate ao crime e prestamos o serviço aeromédico, atendendo as demandas do transporte de órgãos e vacinas, fazendo com que os órgãos estaduais trabalhem de forma integrada para dar mais agilidade e segurança ao cidadão paranaense”, afirmou.