México – Na noite de sexta-feira (16), 13 pessoas em terra, incluindo 3 crianças, morreram quando um helicóptero da Força Aérea Mexicana, modelo Black Hawk UH-60 1071, caiu na cidade de Jamiltepec, Oaxaca. Mais 15 pessoas ficaram feridas. A aeronave militar transportava autoridades do México que iriam avaliar os danos causados por um terremoto de 7,2 na escala Richter.
A aeronave estava transportando o Ministro do Interior, Alfonso Navarrete Prida; o governador de Oaxaca, Alejandro Murat Hinojosa e o comandante da 12ª Região Militar, Alfonso Duarte Mújica. Todos que estavam a bordo do helicóptero sobreviveram.
Informações Preliminares
Segundo o Secretário de Defesa Nacional (SEDENA), general Salvador Cienfuegos Zepeda, a poeira que o helicóptero UH-60 Black Hawk levantou ao tentar pousar em um campo aberto em Santiago Jamiltepec, Oaxaca, pode ter desorientado o piloto, causando a queda da aeronave, que atingiu três vans de transporte público que eram usadas pelos moradores da Colonia Aviación para se protegerem após o terremoto.
A condição noturna também pode ter sido outro fator, disse o general Zepeda, que foi para o local do acidente. “Primeiro o tempo (após as 22:00 horas) em que se pretendia chegar no local para estabelecer ajuda e segundo, a poeira que foi levantada pelos rotores do helicóptero podem ter contribuído para a desorientação do piloto, complementou.
O General Zepeda assumiu sua responsabilidade no acidente e ofereceu seu apoio para a reconstrução de casas, concessão de compensação e atenção com consultas médicas e psicológicas para pessoas que também foram afetadas pelo terremoto.
O terremoto de magnitude 7,2 deixou mais de um milhão de casas e negócios sem energia na Cidade do México e no sul e danificou pelo menos 200 casas em Oaxaca.
Piloto Policial