Santa Catarina – A equipe aeromédica do helicóptero Arcanjo 01 do Corpo de Bombeiros foi acionada no sábado (30), por volta das 12h05, para atendimento de motociclista que havia se lesionado em trilha. A ocorrência foi no município de Imaruí.
O motociclista caiu na trilha e teve fratura de membro inferior. O local da queda era afastado e encoberto por densa vegetação, impossibilitando o acesso ou extração por meio aéreo. Dessa forma, um dos tripulante operacionais do BOA, acompanhado de bombeiros militares locais e pessoas que conheciam a região tiveram que acessar ao paciente pela trilha.
Utilizando motocicletas de trilha, a equipe de resgate realizou o acesso ao paciente, levando cerca de 40 minutos para realizar o primeiro contato. Ao mesmo tempo o Arcanjo 01 realizava sobrevoo para identificar a ocorrência, porém sem êxito. Após a equipe terrestre chegar no paciente, parte da equipe iniciou uma fogueira para melhor identificação do local por meio de sinal de fumaça (conforme acordado previamente no planejamento da operação).
O local era restrito e inviabilizava qualquer tipo de comunicação, pois não havia sinal telefônico e o relevo no entorno não possibilitava a comunicação via rádio. Num segundo sobrevoo, o Arcanjo 01 identificou a fumaça e localizou a ocorrência. Mesmos assim não foi possível o acesso e extração com o emprego da aeronave.
Com a identificação visual do local da ocorrência, conseguiram manter comunicação bilateral entre a aeronave e o tripulante que se encontrava em solo, orientando a equipe para que levasse o paciente para algum local descampado que possibilitasse o içamento.
Após a imobilização do membro fraturado do paciente, ele foi conduzido do local do içamento e levado a outro ponto distante 3 km, onde se encontrava a equipe médica do Arcanjo. Após atendimento e estabilização, o paciente foi conduzido ao Hospital Regional em São José.
A vítima encontra-se estável e passou por cirurgia para tratamento da lesão. Ao todo, foram cerca de 5,5 horas de operação, desde o acionamento até o retorno a base.