Major PM Hérlon Conceição Santos Lima
Grupamento Aérea da Polícia Militar da Bahia
Quando foi iniciado o programa RPAS da Polícia Militar da Bahia, não sabíamos, exatamente, qual o tamanho do ciclo de desenvolvimento, nem o alcance da proposta para abordagem do tema drones no setor de aviação de Estado. Inicialmente, queríamos resolver uma ameaça, mas também tínhamos ciência de que estávamos diante de uma oportunidade para alavancar a prestação de serviços públicos para a população.
Assim, como toda ideia que envolva saltos de inovação e à semelhança das startups que começam em pequenos ambientes, a sala da Coordenação de Segurança Operacional Aeronáutica do Grupamento Aéreo (GRAER) foi o espaço físico e conceitual escolhido para operacionalizar as ações idealizadas pelo Ten Cel PM Renato, Cmt do GRAER, e por mim, o Safety da Unidade Aérea.
A partir do dia 15 de janeiro de 2015, o Programa RPAS foi sendo construído com base na campanha Know Before you Fly, da FAA. Desde então, ficou muito claro para os idealizadores que as vantagens relacionadas à oportunidade que surgia superavam, exponencialmente, as desvantagens da ameaça existente, porém seriam várias escolhas de Sofia durante esse processo.
Para quem leu o livro A Estratégia do Oceano Azul, publicado pela Harvard Business Review Press, vai entender exatamente o conceito por trás da curva de valor que foi estabelecida em apoio à decisão.
Dessa forma, como mais um canal de divulgação das ideias e das práticas adotadas pelo Programa RPAS, durante os dias 14 e 17 de maio de 2018, integrantes da PMBA, da PCBA e da comunidade de operadores baianos de drones, tanto sob o ponto de vista profissional quanto recreativo, se dirigiram ao Estado de São Paulo para participar do 5º Fórum de Empresários de Drones e da Feira Drone Show Latin America.
Dentre os pressupostos defendidos, a ideia central e estruturante residiu em tornar as unidades aéreas de Estado em centros difusores da cultura aeronáutica e do seguimento das normas estabelecidas pelas autoridades do setor, bem como aproximar as comunidades, de uso recreativo e profissional de drones, desses centros, a fim de elevar o nível de segurança das operações e da população em geral.
A participação dos integrantes do Estado da Bahia foi considerada produtiva, pois foram realizadas palestras, foi permitida a ampliação da integração com a comunidade, principalmente de influenciadores do setor e por meio da participação em um painel sobre a campanha Drone Consciente, do DECEA.
Na oportunidade, o Grupamento Aéreo da PMBA recebeu um prêmio de boas práticas no setor Geo e de Drones, em virtude das ações difundidas, a partir do Estado da Bahia, e que refletiram positivamente para a organização do setor em todo o país.
Esse é o segundo prêmio que o GRAER recebe, na categoria boas práticas, pela vanguarda com o desenvolvimento do programa RPAS. O primeiro ocorreu em 2017, no âmbito da Secretaria de Administração do Governo do Estado (SAEB), que o classificou como de interesse para o programa de valorização do servidor público. Nessa vereda, o GRAER segue rumo aos serviços públicos prestados pela aviação de Estado.