Santa Catarina – Na tarde de segunda-feira (24), o helicóptero Arcanjo 03 fez mais um voo pela vida. A aeronave do Corpo de Bombeiros e SAMU, deslocou-se até a cidade de Mafra, no Norte do Estado, para fazer o transporte de órgãos até o Hospital Santa Isabel, em Blumenau. O procedimento foi solicitado pela SC Transplantes, que é a central que coordena as atividades de transplantes em Santa Catarina.
Primeiramente, o helicóptero fez o transporte de uma equipe especializada para fazer a captação dos órgãos. Depois do procedimento, o coração foi levado pelo Arcanjo 03 ao Hospital Santa Isabel, em Blumenau. Os rins, pâncreas e fígado foram levados pelo helicóptero do Governador do Estado, disponibilizado para essas missões.
O trajeto entre Mafra e Blumenau é de cerca de 170 quilômetros, que demoraria mais de três horas para ser percorrido via terrestre. O voo foi feito em 25 minutos. De acordo com a assessoria de comunicação do Hospital Santa Isabel, três pacientes que estão internados na unidade receberão os órgãos.
O coração será transplantado em um homem de 54 anos e o fígado irá para outro paciente de 52 anos. Já o pâncreas e os rins serão destinados a um único receptor.