Já aconteceram vários casos no mundo de drones voando perigosamente perto de helicópteros e aviões. A história geralmente termina com o drone se afastando, mas a identidade do operador permanece desconhecida e nenhuma providência ou aviso é dado ao mesmo.
Até agora, não havia um produto disponível para identificar os drones e, consequentemente, seus operadores. Um novo produto promete identificar os drones da DJi, que correspondem a cerca de 65% do mercado de drones civis, conforme estimativa da DJI.
Esta solução é oferecida em dois formatos diferentes: uma versão portátil e uma versão fixa . A autonomia da versão portátil é de cerca de 3 horas e a faixa é de 5 km. Na versão fixa, o escopo é o mesmo e a autonomia ilimitada. Ambas as versões podem ser conectadas a um servidor privado para gerar histórico de monitoramento permanente.
“Como os drones se tornaram uma ferramenta diária para uso profissional e pessoal, as autoridades querem ter certeza de que podem identificar quem voa perto de locais sensíveis ou que causem preocupações sérias”, disse Brendan Schulman, vice-presidente de assuntos políticos e jurídicos do DJI. “O DJI AeroScope aborda a necessidade de responsabilidade com uma tecnologia simples, confiável e acessível – e já está disponível para implantação”.
A DJI informa que o AeroScope usa o link de comunicação existente entre um drone e seu controle remoto para a identificação. Isso inclui registro ou número de série, bem como localização, altitude, velocidade e direção. No momento, o produto pode ser usado pelas polícias, agências de segurança, autoridades de aviação e outras entidades autorizadas com um receptor AeroScope. Ele foi instalado em dois aeroportos internacionais em abril, disse DJI, e está passando por mais testes e avaliações para medir seu desempenho em outros ambientes.
O AeroScope foi demonstrado em Bruxelas, mostrando como o receptor pode detectar imediatamente um drone à medida que ele inicia seu voo. O sistema pode então plotar sua localização em um mapa enquanto exibe seu número de registro. Outros fabricantes de drones podem facilmente configurar seus drones atuais e futuros para transmitir informações de identificação da mesma maneira, disse DJI, uma vez que a AeroScope não exige novos equipamentos de bordo, modificações a bordo, etapas extras ou custos para operadores.
A maioria dos voos de drone não serão gravados automaticamente na base de dados governamental com o Aeroscope, o que foi uma preocupação de muitos operadores de drones. O produto baseia-se em drones que transmitem informações diretamente para receptores locais, ao invés de confiar na transmissão de dados para um serviço baseado na internet. Isso protege os interesses de privacidade dos operadores, mas também significa que não haverá custos para criar tais bancos de dados e conectar drones à internet.
A DJI disse que as configurações de identificação serão incluídas nos softwares de seus drones, permitindo que os clientes escolham o conteúdo das transmissões de identificação de seus próprios drones para corresponder às expectativas locais. Isso torna essas configurações adaptáveis a quaisquer regulamentos de identificação que possam ser implementados.
O sistema não transmite automaticamente nenhuma informação de identificação pessoal e somente seria necessário caso exigido por regulamentos a qual o usuário seja submetido. A empresa não definiu o preço do produto, mas assegura que seu objetivo não é obter grandes benefícios com este sistema.