Ricardo Hoglhammer dos Santos
Capitão da PMESP
Segundo o autor, o objetivo do artigo científico foi estudar a possibilidade de integração de tecnologias modernas de gestão de drones para uso na Polícia Militar do Estado de São Paulo, particularmente o Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM) “João Negrão”, Órgão Gestor do Conhecimento nesse segmento de operações com sistemas de aeronaves não tripuladas (da sigla em Inglês, UAS, ou, Unmanned Aircraft System).
A obra voltou-se para a pesquisa por intermédio de benchmarking, buscando as melhores práticas desenvolvidas por empresas da iniciativa privada que possuam expertise na matéria.
A partir do estudo centrado em nove diferentes empresas e, por conseguinte, nove diferentes soluções de gestão de drones, foi possível constatar a eficácia havida no ambiente gerencial dos referidos dispositivos, o que, na prática, pode beneficiar, tanto o policial militar na função de piloto remoto, no fornecimento de informações importantes para o trabalho operacional, quanto o gerente de nível tático, médio ou até estratégico, com robusto aparato para decisões desse nível hierárquico.
Quanto à estrutura, o artigo foi organizado em três capítulos. O capítulo 1 fez a apresentação do tema do artigo científico e da metodologia envolvida no desenvolvimento. O capítulo 2 trouxe o benchmarking propriamente dito, com nove empresas atuantes no mercado.
Por fim, o capítulo 3 fez a discussão dos resultados e apresentou as conclusões do artigo, demonstrando que o uso de softwares de gestão integrada de drones vai melhorar o atendimento no nível geral corporativo.