A Bell Helicopter anunciou a venda e entrega de um Bell 429 para o Departamento de Saúde de Porto Rico, que custou cerca de US$ 7,7 milhões. A compra foi feita através da empresa Ecolift Corporation. A aeronave está configurada para Serviços Médicos de Emergência de Helicóptero (HEMS) e equipada para realizar missões de salvamento médico em toda a região.
“Até agora, o transporte aéreo de pacientes dependia de algumas empresas privadas, o que implica falta de concorrência e taxas abusivas e excessivas. Na verdade, a falta de fornecimento deste serviço nos levou a ficar sem serviço. Foi a nossa responsabilidade para reavivar este serviço essencial. Por esta razão, minha administração é pioneira para deixar Porto Rico com uma ambulância aérea propriedade do povo “, disse Alejandro Garcia Padilla, Governador de Porto Rico.
A ambulância aérea tem dois motores e uma cabine espaçosa que permite transportar com segurança os pacientes, paramédicos, medicamentos e equipamentos médico e cirúrgicos. A Polícia de Porto Rico irá fornecer os pilotos, mecânicos e hangar, enquanto que o Corpo de Emergência Médica irá fornecer paramédicos e técnicos.
A Bell Helicopter continua reforçando sua marca no país, pois conta com cerca de 20 aeronaves em operação, inclusive quatro outros Bell 429 para uma variedade de missões, inclusive EMS, busca e salvamento e operações de segurança pública.
O Bell 429 é o único helicóptero leve com espaço interno suficiente para dois atendentes médicos e dois tripulantes. É equipado com um painel digital totalmente integrado, e instrumentação completa para voos por instrumentos (IFR) para um ou dois pilotos.
Fonte: Bell Helicopters e Endi.