NYPD
EUA – A Polícia de Nova York (NYPD) anunciou seu programa de Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (UAS) que será composto por drones recém-adquiridos e os já licenciados pela Technical Assistance Response Unit (TARU) do NYPD. Os Drones serão utilizados em missões de busca e resgate, em cenas de crime inacessíveis, em ocorrências com reféns ou um incidente com material perigoso, cujo objetivo é manter os nova-iorquinos e os oficiais seguros.
O programa UAS pode ajudar o NYPD a coletar informações cruciais à medida que as situações se desenrolam sem colocar os policiais em risco, reduzindo a probabilidade de danos para as pessoas e para o patrimônio. Esses dispositivos serão implantados somente por membros licenciados da TARU que passaram por um treinamento rigoroso.
A Technical Assistance Response Unit (TARU) fornece equipamentos de investigação e apoio tático a todas as agências do Departamento de Polícia de Nova York, desde oficiais em patrulha até a Unidade de Serviços de Emergência (ESU).
A experiência da unidade em tecnologia audiovisual ajuda e aprimora as investigações por meio da recuperação de imagens de vídeo de vigilância; registra a ação policial em grandes manifestações e situações de prisão e fornece imagens ao vivo para os comandantes de incidentes durante situações de emergência em andamento.
Em todo o país existem mais de 900 unidades estaduais e municipais de polícia, bombeiros e emergências com drones. Durante o estágio de pesquisa e desenvolvimento da NYPD, seus funcionários se reuniram com outros departamentos de polícia para aprender sobre seus programas. Além disso, o Departamento solicitou feedback dos membros da Câmara Municipal e de advogados.
Os legisladores estaduais de todo o país estão avaliando os benefícios da tecnologia, o impacto econômico e as preocupações com a privacidade, entre outros assuntos, ao debaterem como e se os sistemas de aeronaves não tripuladas serão regulamentados, de acordo com a Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais.
Quarenta e um Estados promulgaram leis relativas ao uso de veículos aéreos não tripulados e três Estados adotaram resoluções.
Tipos de Drones utilizados pelo programa do NYPD:
- 11 drones DJI Mavic Pro quadcopter: Pequeno drone de rápida implementação para operações tácticas;
- 02 drones DJI M210 RTK quadcopter: Drone maior e resistente a intempéries com câmera com zoom de 30x e recursos de imagem térmica, mapeamento 3D, busca e salvamento;
- 01 drone DJI Inspire: Drone usado para fins de Treinamento e testes.
Usos recomendáveis e aceitáveis dos drones:
- Pesquisa e Resgate.
- Perícia de acidente e Cena do Crime.
- Perícia e pesquisa em locais de grandes dimensões e inacessíveis.
- incidentes HAZMAT (emergências químicas – ocorrência com produtos perigosos).
- Monitoramento de tráfego e pedestres em grandes eventos.
- Assistência em ocorrências com reféns ou manifestações.
- Outras situações de emergência com aprovação do Chefe de Departamento.
Não serão empregados drones:
- Patrulhamento de rotina.
- Fiscalização e controle de tráfego.
- Imobilização de veículos ou suspeitos.
- Nunca será usado como arma ou equipado com arma.
- Busca sem um mandado.