Mato Grosso – O delegado geral, Adriano Peralta Moraes, recebeu moção de congratulação em reconhecimento a atuação dos policiais civis do Centro Integrado de Operações Aéreas da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Ciopaer/Sesp/MT).
A homenagem da Assembleia Legislativa, de iniciativa do deputado estadual, Emanuel Pinheiro, foi aprovada no dia 14 de junho e enaltece os relevantes serviços prestados a sociedade mato-grossense no decorrer de 10 anos de criação do Ciopaer. A Assembleia Legislativa realizou no dia 14/07 sessão solene em homenagem ao Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer).
Pinheiro lembra os 10 anos de história da criação do CIOPAer. “O grupamento é referência nacional, além de ser reconhecido pela excelência nas suas ações, serviços e empregos tático e técnico. O Centro tem sido capaz de responder aos anseios sociais, contribuindo efetivamente para redução e controle da criminalidade no Estado”, pontuou o deputado.
O Ciopaer foi criado em 17 de novembro de 2006, através do Decreto nº 8.304, com o objetivo de centralizar e racionalizar, em um único órgão, o controle, a operação e a manutenção de aeronaves. As ações são desempenhadas por bombeiros, policiais civis e militares que se dividem nas funções de pilotos, tripulantes, mecânicos e serviço administrativo.
Os policiais civis que atuam no Ciopaer integram a Gerência de Operações Aéreas (GOA) vinculada a Diretoria de Atividades Especiais da Polícia Judiciária Civil.
A homenagem dá reconhecimento às atividades aerotransportadas, que demandam alta especialização, custo e risco, todavia, oferecem em contrapartida dinamicidade, rapidez, eficiência, qualidade e ostensividade as operações.
As aeronaves são utilizadas como apoio as atividades policiais, distúrbios civis, combate aos crimes ambientais, combate aos crimes ocorridos na faixa de fronteira, transporte de tropa, socorro de urgência, buscas e salvamento, intervenção em queimadas, defesa civil e plataforma de observação, entre outros.
“Assim o Ciopaer que exerce o papel de guardiões dos céus mato-grossenses, aliam prática policial aos conhecimentos áereos, formando estratégias perfeitas para auxiliar a força policial do Estado, auxiliando a Polícia Militar, Corpo de Bombeitos e a Polícia Judiciária Civil”, destaca a justificativa da moção.
Assessoria | PJC-MT.