São Paulo – Teve início nesta semana (21) o Curso de Tripulante Operacional (CTO 2017) do Grupamento de Radiopatrulha Aérea “João Negrão”, unidade responsável por todas as operações aéreas da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O CTO 2017 será desenvolvido na Base de Radiopatrulha Aérea de Piracicaba e visa capacitar policiais militares a atuarem em operações aéreas de segurança pública e de defesa civil.
O curso acontece tradicionalmente na Base de Radiopatrulha Aérea de Praia Grande, porém como o hangar e instalações da Base estão em reforma, optou-se por Piracicaba, onde já acontece o treinamento de pilotos.
Durante sete semanas, 21 (vinte e um) policiais militares, aprovados em um concurso interno rigoroso, com testes de capacidade física e psicológica, juntamente com um policial militar de Santa Catarina e outro do Mato Grosso do Sul, aprenderão técnicas de sobrevivência na água e na selva, de salvamento com cordas, de operação de equipamentos especiais, além de noções de teoria de voo, navegação aérea e meteorologia.