Maranhão – O Centro Tático Aéreo (CTA), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde – SES, realizaram na sexta-feira (07), o transporte aeromédico de uma criança (lactente) em estado grave. O transporte foi realizado da cidade de Caxias, na região meio-norte, para a cidade de São Luís.
O bebê apresentava prematuridade extrema, além de outros fatores que necessitavam da sua remoção imediata para uma unidade de saúde de maior complexidade. Diante deste cenário, a guarnição do Águia 06 do CTA, juntamente com a central de regulação aeromédica do Estado foram acionadas e iniciou-se os procedimentos operacionais para realizar a missão.
Os atendimentos desta natureza, destacam-se por demandar equipamentos e profissionais especializados, a fim de atender às necessidades de um paciente com tamanha fragilidade e exigência fisiológica.
A eficiência e versatilidade da aeronave de asas rotativas é um fator primordial para o sucesso desse tipo de missão. Para efeitos comparativos, o mesmo trajeto de 400 km, se realizado por via terrestre demandaria mais de 06h00, sem contar o fluxo de veículos. Com o uso da aeronave esse tempo foi reduzido para 01h30m. A perfeita interação entre a tripulação do CTA e a equipe aeromédica da SES foi mais uma vez fundamental para o sucesso da missão.