Maranhão – No início da tarde de quarta-feira (22), a equipe do helicóptero Águia 3 do Centro Tático Aéreo (CTA), baseada em Imperatriz, realizou o transporte aeromédico de um recém-nascido (2 dias) que se encontrava numa incubadora respirando por aparelhos e em estado grave. Uma equipe médica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) acompanhou o transporte.
O Águia 03 decolou às 13:30h de Imperatriz para Balsas conduzindo equipe médica da Secretaria de Saúde (SES). A unidade de saúde de Balsas não dispunha de estrutura hospitalar adequada para realizar os procedimentos necessários que o caso requeria.
A equipe composta pelo Maj PM Magno (piloto), Cap PM Messias (copiloto), Dr. Wesley (médico), Telma (enfermeira), decolaram do Hospital Regional de Balsas-MA com destino ao Hospital Regional Materno Infantil (Imperatriz-MA), levando a criança.
Assim, foi realizado o transporte aeromédico da criança para o hospital especializado em Imperatriz. A tripulação pousou no aeroporto de Imperatriz às 17:30h, onde foi feito o encaminhamento da criança ao hospital. O translado aconteceu em apenas 1 hora e 20 minutos. Se fosse por via terrestre, duraria cerca de 5 horas e meia.
“O alinhamento e parceria com a SES, e neste caso específico com a disposição de profissionais da área de saúde do Hospital Macrorregional de Imperatriz (Dr. Wesley e Enf. Telma), tem proporcionado um trabalho extraordinário de assistência à sociedade maranhense”, disse o Cel Ismael, diretor do CTA.