O helicóptero da Polícia do México que caiu recentemente em Michoacán (oeste), causando a morte do piloto e de quatro policiais, foi derrubado por um grupo criminoso que opera na região, assegurou o comissário nacional de Segurança. Houve um sobrevivente do acidente e que ficou em tratamento intensivo, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu.
“Efetivamente foi derrubado, estamos em comunicação com o governo do estado, com a procuradoria estatal, para apoiá-los na busca daqueles que realizaram este atentado”, disse o comissário Renato Sales à Rádio Fórmula, ao declarar que “foi com um Barret calibre 50 (fuzil de alta potência), aparentemente”.
Segundo as primeiras investigações, “um grupo (criminoso) que se movimenta nesta região” estaria por trás do ataque, o segundo desde 2015 no qual criminosos derrubam um helicóptero oficial, informou o funcionário.
Em maio do ano passado, o cartel Nueva Generación de Jalisco, estado vizinho de Michoacán, usou um lança foguetes para derrubar um helicóptero militar, provocando a morte de sete soldados e uma policial que iam a bordo.
Sales assegurou que até o momento as autoridades capturaram um suposto delinquente pelo caso de Michoacán e que seguem “trabalhando para capturar os responsáveis”.
O incidente ocorreu na sub-região conhecida como Tierra Caliente, atingida durante anos pela violência derivada do narcotráfico, no momento em qual a violência está ressurgindo em Michoacán.
O agora desmantelado cartel de Los Caballeros Templarios foi o último a ter poder em Michoacán, monopolizando não só o mercado das drogas e as rotas do tráfico, mas também amedrontando moradores e comerciantes com extorsões, sequestros, assassinatos e estupros.
Em 2013, surgiram grupos de milícias de auto-defesa formados por moradores armados, que depois acordaram a desmobilização com o governo.
Fonte: Isto É.