Santa Catarina – No sábado (25), o Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou dois resgates. No período da manhã a aeronave Arcanjo 01 foi acionada para atender um homem de 71 anos, que sofreu Parada Cardiorrespiratória (PCR), em casa, na cidade de Garopaba.
A aeronave, com a equipe médica, foi solicitada pela regulação do SAMU. No local já havia sido iniciado o atendimento do SAMU com os profissionais da ambulância de unidade básica. Com a chegada da equipe de saúde da aeronave, foram aplicados os procedimentos e medicamentos necessários e após 40 minutos de Reanimação Cardiopulmonar foi revertida a PCR. Após a estabilização do quadro clínico a vítima foi encaminhada ao Instituto Catarinense de Cardiologia.
Na tarde de sábado, a equipe do Arcanjo 01 foi acionada para atender afogamento de criança de 3 anos na piscina do parque aquático na cidade de Antônio Carlos. A criança foi retirada da piscina por um bombeiro de folga. A criança encontrava-se em grau 5 de afogamento (parada respiratória isolada).
Após as ventilações de resgate, os movimentos respiratórios da criança retornaram. A equipe do Arcanjo chegou no local e realizou o atendimento pós afogamento, a criança estava bem sonolenta, e apresentava água no pulmão. Após estabilização, o paciente foi conduzido pela aeronave ao Hospital Infantil em Florianópolis onde se encontra em estado estável.