Rondônia – Um avião do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros pousou na tarde de quinta-feira (18) em Porto Velho trazendo uma paciente diagnosticada com COVID-19 do Distrito de Surpresa, município de Guajará-Mirim, fronteira com a Bolívia.
A paciente, uma mulher de 45 anos, estava sendo tratada em um posto de saúde local e precisava de transporte urgente para um hospital de referência. O teste realizado na mulher confirmou COVID-19 e a equipe do GOA decolou com os equipamentos necessários para realizar o seu transporte com segurança.
A mulher foi colocada em uma capsula de isolamento e embarcada no avião (PT-LMU, modelo BE-58). A tripulação e equipe médica estavam paramentados com equipamento completo de proteção individual. Com a chegada no hangar do Estado, a paciente foi levado ao Hospital de Amor (HA), em Porto Velho, onde já iniciou tratamento.
O transporte dessa localidade para capital rondoniense é feito por via fluvial e terrestre e dura cerca de dois dias para ser realizado. Para o Cap Cordeiro do GOA, “nessas situações de emergência, a aeronave é fundamental para realizar o transporte rápido de pacientes graves. Com a pandemia, seguimos os protocolos de segurança para a tripulação e paciente. Precisamos nos manter íntegros para a nossa próxima missão.”