Rio de Janeiro – O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promoveu um Treinamento de Ação Tática em Ambientes Naturais (Tatan) no dia 13 de junho. A atividade consistiu na Travessia entre Santo Aleixo (Magé) e o Alto Ventania (Petrópolis) e contou com a participação do 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA), do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) e de voluntários. O exercício foi supervisionado pelo comandante de área de Atividades Especializadas, coronel Neiva.
A ação simulou a busca e o resgate aéreo de uma vítima ferida na trilha, que apresenta elevado grau de dificuldade, terreno íngreme, acidentado e ganho de altitude a cada passo. A missão teve duração aproximada de sete horas.
“Essa rota é importante no cenário turístico da região. São inúmeros os acionamentos para busca/resgate neste trajeto. Durante o deslocamento, os militares fizeram reconhecimento de área e sinalizaram o percurso. A operação contou com instruções de navegação terrestre, com uso de carta, bússola e GPS. A equipe também realizou procedimentos de atendimento pré-hospitalar (APH) e extricação, antes do transporte aéreo, a um ponto seguro previamente determinado”, explicou o comandante do 2º GSFMA, tenente-coronel Ramon Camilo.
Todo o planejamento da atividade levou em consideração ocorrências reais que são reincidentes nesta área. Para o major Luiz Diogo, subcomandante do 2º GSFMA, o treinamento visando ao aperfeiçoamento das habilidades dos militares deve ser rotineiro.
“Tropa experiente exige movimento, habilidade tática e iniciativa operacional em prol de manter a excelência do atendimento”, destacou.