Rio de Janeiro – A Coordenadoria de Veículos Aéreos Não Tripulados (COVANT) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participou, entre os dias 23 e 24 de maio, de testes de sistema de bloqueio de sinal a possíveis drones que possam entrar no espaço aéreo durante os Jogos Rio 2016.
O treinamento aconteceu na Escola de Equitação do Exército, no Rio de Janeiro, e contou também com a participação da Aeronáutica, da Marinha, da Associação Brasileira de Multirrotores, dentre outros representantes de entidades públicas, de empresas nacionais e americanas, além do Exército Brasileiro.
O sistema de defesa contra drones cria uma espécie de “redoma de proteção” em torno dos locais de competições e das áreas que serão consideradas restritas. No momento em que o veículo não tripulado entra nesta área protegida, ele perde o contato com seu rádio transmissor, entrado em modo de segurança e pousando.
Outra ferramenta que será utilizada é um software que tem a finalidade de monitorar os drones em operação dentro de um determinado espaço aéreo, identificando, assim, aqueles que não estão autorizados a operar.
– Os drones, mundialmente, estão sendo empregados em diversas finalidades e, infelizmente, para algumas mal-intencionadas. Nosso país será o centro das atenções durante as Olimpíadas, principalmente o Rio de Janeiro. Então, temos que nos preparar para qualquer tipo de ameaça – ressaltou o coordenador da COVANT, tenente-coronel Rodrigo Bastos.
CBMERJ.