Bahia – O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), emancipado em 2015, recebeu seu primeiro helicóptero, um AS350B2, matrícula PR-HCT. A aeronave foi locada com a empresa Helisul Aviação por um período de 12 meses, podendo ser prorrogado até 60 meses. A instituição também recebeu 25 aeronaves remotamente pilotadas (drones) e o curso de formação para pilotos de helicópteros.
O reforço operacional foi oficializado na manhã desta segunda-feira (15) pelo governador Jerônimo Rodrigues, em evento realizado no Parque Metropolitano do Abaeté, na capital baiana. O helicóptero monomotor atuará em resgates aeromédicos, combate a incêndios florestais, monitoramento ambiental e outras missões de busca e salvamento. Os drones realizarão uma variedade de operações
O helicóptero e os drones integrarão o Centro de Gestão de Vetor Aéreo (CGVA) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). O investimento total com a aeronave, os drones e na formação dos quatro pilotos da primeira turma foi de mais de R$ 9 milhões. Na ocasião, também foram entregues 84 viaturas para reforçar a atuação da Polícia Militar em todo o estado.
“Esse era um grande desejo do CBMBA. Com o helicóptero vamos conseguir dar uma resposta mais rápida para a sociedade. Quem ganha com isso são os cidadãos baianos. Os drones também vão possibilitar que tenhamos mais agilidade nas ocorrências”, destacou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.