Dezoito militares foram capacitados para salvamentos variados a bordo das aeronaves da corporação
A primeira edição do Curso de Tripulante Operacional para o público externo ao Grupamento de Operações Aéreas (GOA) formou, no dia 10 de novembro, 18 militares. A cerimônia, realizada no próprio grupamento, contou com a presença de representantes de CBA XI, CBA XIII, 2° GMar, 4° GMar, Grupamento de Busca e Salvamento e Quartel Central, além de familiares e amigos dos bombeiros.
Durante os quatro meses de curso, os alunos passaram por uma programação que incluiu conteúdos teóricos relacionados à aviação e um amplo treinamento prático. Os bombeiros foram capacitados a realizar salvamentos aéreos com helicóptero em ambientes aquáticos, combate a incêndio em vegetação com o uso da aeronave e salvamento em altura. Além disso, também passaram por instruções de primeiros socorros a vítimas de mal súbito e politraumatizados.
A última fase do curso foi direcionada ao módulo de salvamentos em altura, que focou no aprimoramento das técnicas, no embarque e no desembarque em lugares de difícil acesso por meio do esqui da aeronave e da técnica de rapel, no resgate e transporte de vítimas com o uso de macas, na travessia com tropa em trajetos longos e em terrenos acidentado e, por fim, na sobrevivência na mata.
De acordo com o comandante do GOA, tenente-coronel Roget, que representou o coordenador do curso major Verdini, este processo é de muita importância para a qualificação dos especialistas em operações aéreas.
– Trata-se de um grupo de novos tripulantes de muitas virtudes. Destaco a qualificação técnica, a força, a honra e a moral. Virtudes estas, fundamentais para a execução de uma das mais nobres missões da humanidade: “vidas alheias e riquezas salvar” – proferiu.
Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro