Santa Catarina – O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o SAMU Aeromédico de SC realizaram transporte aeromédico de paciente politraumatizado do município de Rio Verde (Goiás), para Jaguaruna (Santa Catarina).
A Secretaria da Saúde (SES) solicitou o transporte ao Médico Regulador de Voo (MRV) do SAMU Aeromédico de SC. Após análise de viabilidade do transporte, o avião Arcanjo 06 decolou de Florianópolis com destino a Rio Verde (GO). O paciente foi transferido para o Hospital Regional de Araranguá, para continuar o seu tratamento.
Para este tipo de transporte aeromédico, o Corpo de Bombeiros Militar conta com uma aeronave pressurizada King Air, modelo C90Gti, matrícula PS-TAH, denominada Arcanjo 06. O avião é locado pela SES para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Comandante da Aeronave, Capitão Fábio Fraga, destacou que o aeroporto permite decolagens por instrumento, o que possibilitou o voo. “Mesmo em dias em que a meteorologia está instável em Santa Catarina, decolar de um aeroporto equipado e voar uma aeronave moderna nos permite realizar voos aeromédicos com segurança”, disse.