Santa Catarina – O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o SAMU Aeromédico de SC realizaram Seminário de Serviço Aeromédico e Jornada de Segurança Operacional.
O evento foi on-line e aconteceu nesta quarta-feira (19) com a participação de cerca de 50 pessoas. Bombeiros militares, profissionais de saúde do SAMU e técnicos da FAHECE (Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON) participaram do encontro virtual. O Seminário começou com a participação do Brigadeiro Médico Eduardo Serra Negra Camerini, que abordou tema sobre a evolução histórica do serviço aeromédico no mundo.
Em seguida, aconteceram palestras do professor Mark Yazer sobre “What is the new trend in massive transfusion? Low titer group O whole blood“; do Major BM Felipe Gelain sobre “Análise dos níveis de pressão sonora e vibração nas aeronaves de asa fixa e asa rotativa”; e do Coronel Aviador Ricardo Felzcky sobre “Trabalho em equipe nas Asas da Esquadrilha da Fumaça”.
O seminário integrou pilotos, tripulantes operacionais (operadores aerotáticos) e equipes de saúde do SAMU Aeromédico (médicos e enfermeiros). Em nota, o BOA declarou que esses momentos oferecem ganhos de qualidade na prestação do serviço, promovendo a segurança operacional na Unidade Aérea Pública (UAP).