Mato Grosso do Sul – Na noite de quinta-feira (4), o avião do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul foi utilizado para realizar o transporte aeromédico de um brasileiro de 49 anos de idade, diagnosticado com COVID-19, e que estava em um hospital de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
O paciente foi repatriado e levado ao Hospital Regional Rosa Pedrossian (HRMS), referência para tratamento da doença em Campo Grande, MS. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) recebeu a solicitação e a aeronave dos bombeiros foi enviada para a cidade boliviana com quatro tripulantes: piloto, copiloto, médico e enfermeiro. O Hospital Regional forneceu todo os equipamentos, inclusive os de proteção individual da tripulação.
O paciente foi colocado em uma capsula de isolamento e embarcado no avião. Decolaram do aeroporto da cidade boliviana às 20h e chegaram no Aeroporto Internacional de Campo Grande por volta das 23h30, onde uma viatura do Corpo de Bombeiros aguardava para levar o paciente ao hospital.
O homem segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HRMS. Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a família do paciente, um odontólogo, entrou em contato com as autoridades brasileiras através do Itamaraty e do telefone 193.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave passou por desinfecção e os tripulantes entraram em quarentena, para monitoramento de sintomas da COVID-19.