O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal exibiu, na manhã do dia 03/02, na Praça do Relógio, o primeiro drone da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal. O drone é capaz de armazenar informações e transmiti-las em tempo real ao operador, o que possibilita diminuir ainda mais o tempo resposta em ocorrências dos bombeiros.
O equipamento será utilizado em pesquisas da Corporação e em ações onde os bombeiros não tiverem acesso, como por exemplo:
- Atividades de busca;
- Monitoramento de incêndio florestal;
- Monitoramento de reservas ambientais;
- Monitoramento em incêndio estrutural;
- Atividades envolvendo produtos perigosos;
- Atividades de levantamento de riscos, e
- Apoio em prevenções.
Esse equipamento é o Inspire 1 produzido pela empresa chinesa DJI. Eles possuem diversos modelos de drones. O mais conhecido é o Phantom. O Corpo de Bombeiros realizou a licitação (clique e leia o Pregão) para compra de um equipamento em abril de 2016. A empresa catarinense ULTRAMAR venceu o sistema (drone, controle e monitor) pelo valor de 20.394,00.
Esse drone tem cerca de 3 quilos, tem velocidade máxima de 20 m/s e tem uma autonomia de 18 minutos. A empresa ULTRAMAR é pioneira na venda de drones com câmeras para uso diurno e noturno (visão termal) para uso policial, bombeiro e militar,
Segundo o edital “A utilização de VANTs oferece grande vantagem estratégica para a Corporação e consequentemente para o GDF. O baixo custo operacional e a versatilidade desses equipamentos possibilitam o monitoramento de várias situações em tempo real de forma ágil e barata.”
Diversos países, inclusive o Brasil, já empregam este tipo de tecnologia em ações de fiscalização e monitoramento, operações militares e também em atividades de segurança pública.
Fonte: CBMDF e ComprasNet.