- Anúncio -

Santa Catarina – A Secretaria de Estado da Administração publicou pregão eletrônico para aquisição de kit de transporte aeromédico para o helicóptero Arcanjo 01, modelo AS350B2 (esquilo) e matrícula PR-HGR. O envio das propostas encerra no dia 1º de novembro e a abertura da sessão acontecerá no dia 13 de novembro de 2024. A estimativa do valor para aquisição é de R$ 137 mil.

Segundo justificativa do Estudo Técnico Preliminar, para voar com dois pilotos, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros sempre transportou as vítimas sobre o banco de passageiros (sentido transversal da aeronave) do Arcanjo 01, ocasionando desconforto para o paciente e para a equipe de saúde, que precisa ficar ajoelhada no piso da aeronave durante o voo.

A posição do paciente sobre o banco, além de insegura, sem ergonomia e não cumprir a certificação da aeronave para esse tipo de transporte, é altamente desgastante para a vítima e para a equipe de saúde, pois, caso o paciente tenha mais que 1,75 de altura, a porta do helicóptero precisará ser aberta. Além disso, nessa posição, a equipe de saúde não consegue realizar adequadamente procedimentos no paciente e não há espaço condizente para o acondicionamento das mochilas de resgate e dos equipamentos médicos portáteis.

Arcanjo 01.
Essa forma de transportar o paciente não serão mais utilizada pelo BOA. Helicóptero AS350B2 – Arcanjo 01 do BOA.

Experiência com modelo certificado

O helicóptero Arcanjo 03, que atua na Base de Blumenau do BOA, voa com um piloto e possui o kit aeromédico certificado há quase 3 anos e demonstrou ser muito mais confortável e seguro para a operação e para as pessoas a bordo, e pode ser retirado rapidamente para reconfiguração do helicóptero. Para a capacitação dos novos pilotos, o BOA opera com dois pilotos nas demais operações, até que alcancem proficiência para assumir a operação aeromédica.

Nesse modelo de aeronave (AS350), outras Unidades Aéreas Públicas (UAP) já utilizam o kit aeromédico certificado e voam com um piloto, como o SAMU e BPMOA do Paraná e o NOTAER do Espírito Santo. Pensando na capacitação dos pilotos, algumas UAP ainda mantém dois pilotos nos voos aeromédico, sem um kit certificado, com o paciente sobre o banco e a equipe de saúde ajoelhada no piso da aeronave.

- Anúncio -