Rondônia – No dia 12 de janeiro de 2023, equipe integrada do Comando de Operações Aéreas (COA) do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), realizou o transporte aeromédico de uma senhora de 66 anos, vítima de aneurisma de aorta ascendente.
A paciente estava hospitalizada no Hospital de Base, em Porto Velho, e foi transferida de avião para o Hospital HONPAR, na cidade de Arapongas, no estado do Paraná, onde passará por uma cirurgia específica. O transporte foi possível pois o estado de Rondônia possui o Programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), mantido em parceria com o governo federal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O TFD visa garantir tratamento médico a pacientes SUS com doenças não tratáveis no estado de origem, quando esgotado todos os meios de atendimento. Além de passagens aéreas, é fornecida ajuda de custo para alimentação e pernoite de paciente e acompanhante, se necessário.
“Vale ressaltar a importância do trabalho aeromédico desenvolvido pelo CBMRO, haja vista que nessa situação, a paciente não tinha condições de deslocar por meio terrestre e linha aérea, e por isso, parabenizo a todos do COA mais uma vez pelo excelente trabalho” destacou o Comandante-Geral, Coronel BM Nivaldo.
Em 2022, o COA transportou centenas de pessoas para tratamento, em mais de 1.000 horas de voo, tanto dentro como fora do estado.