Minas Gerais – O Batalhão de Operações Aéreas-BOA passa a contar a partir de agora com mais um piloto de helicópteros de resgate, o Capitão Penido. O novo Comandante de aeronaves serve no hangar do Corpo de Bombeiros, que fica no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, de onde partirá pilotando as aeronaves que levam o codinome Arcanjo para atender acidentes em rodovias, pessoas perdidas em matas, afogamentos, combate a incêndios florestais, transporte de órgãos para transplante, etc.
O Cap Penido alcançou esta nobre função após concluir o extenso treinamento que contou com inúmeras aulas de pilotagem, técnicas de coordenação de operações de bombeiros e defesa civil, segurança de voo, dentre outras. Como o atendimento deste tipo de ocorrência envolve altos riscos, o oficial cumpriu uma quantidade de horas de voo 4 vezes maior que as exigidas para um piloto civil, durante as quais ele foi exigido à exaustão pelos seus instrutores. O motivo de tudo, é claro, é a segurança de todos a bordo.
Também conhecido como Esquadrilha Arcanjo, o BOA já socorreu mais de 3.500 pessoas desde a sua criação, em 2006 e fica no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, onde estão os 3 helicópteros e o avião da Corporação. O lema do BOA é VOANDO PARA SALVAR e a unidade atende a todo o estado de MG e o acionamento das aeronaves pode ser feito por qualquer cidadão através do número 193.
Breve currículo do Capitão Gleber Antônio Penido Vale Júnior: 33 anos de idade, natural de Belo Horizonte, bombeiro militar desde 2.000, bacharelando em Administração pela Universidade Fumec, comandante de operações aéreas pela PMMG (2.005), piloto privado e comercial do helicóptero Schweizer e Esquilo pela ANAC (2.006), instrutor de mergulho e salvamento aquático da Academia de Bombeiros Militar (2.008), piloto de helicóptero EC 145 pela American Eurocopter em FortWorth-TX (2.014).
“Este é um momento de muita alegria, que persegui por muitos anos. Tenho a honra e a satisfação de fazer parte de uma equipe que voa para salvar e estou grato a todos que me ajudaram a chegar até aqui. Contem comigo.”, comentou o Cmte Penido.