Minas Gerais – A partir de quinta feira (15), policiais militares do Comando de Aviação do Estado da Polícia Militar de Minas Gerais (COMAVE) iniciaram instrução para utilização dos tanques de abastecimento sobre rodas adquiridos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Os seis primeiros tanques já estão em funcionamento em algumas cidades do Estado e até o fim de 2018 a previsão é que sejam adquiridos mais 10 tanques para abastecimento das aeronaves em locais estratégicos do Estado. Serão 16 tanques, em aço inox, com capacidade individual de 6.000 litros de querosene aviação (QAV).
Embora o objetivo inicial seja o de atender à demandas da SES, em conjunto com o CBMMG, as polícias Civil e Militar, além das secretarias de Estado e o Gabinete Militar do Governador também poderão usar essas estruturas como apoio, através da integração entre todas as entidades.
De maneira prática, sempre que uma aeronave de um destes órgãos precisar se deslocar para locais distantes, onde antes não havia combustível de aviação que permitisse a operação, agora poderão fazer a “troca”, ou seja, abastecem nestes tanques e depois repõem o que foi gasto junto à base dos bombeiros.
O sargento Jordan, bombeiro com vasta experiência nas operações com combustíveis de aviação, ministra a instrução teórica e prática junto ao tanque na sede do Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG.
Segundo o Corpo de Bombeiros, toda essa rede de tanques trará mais qualidade no atendimento à população, principalmente pelo fato do Estado possuir grande extensão territorial, onde a atividade aérea se apresenta como uma das soluções para o transporte de enfermos ou levando equipes até locais mais distantes.