Minas Gerais – Na quarta-feira (29), equipe de Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) foi acionada para transportar uma paciente de 75 anos, diagnosticada com COVID-19. A mulher estava internada no Hospital Deraldo Guimarães da cidade de Almenara, norte de Minas.
O avião Grand Caravan, Arcanjo 07, do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros fez o transporte da paciente. Foi utilizada uma capsula de isolamento, adequada para esse tipo de transporte. Além disso, a equipe médica e bombeiros militares utilizaram equipamento completo de proteção individual.
O Corpo de Bombeiros conta com 16 unidades de capsulas de isolamento distribuídas em diversos municípios de Minas Gerais. Elas foram adquiridas com recursos do fundo estadual exclusivo para COVID-19 e cada uma custou aproximadamente R$ 9 mil.
Esse foi o segundo transporte realizado pelo BOA. O desembarque aconteceu no Aeroporto Kemil Kumaira de Teófilo Otoni e a paciente idosa foi levada por uma ambulância do Corpo de Bombeiros para o Hospital Philadelfia, a fim de prosseguir com o tratamento.