Itália – Na quinta-feira (18), o Corpo Nazionale dei Vigili del Fuoco (Corpo Nacional de Vigilantes do Fogo / Corpo de Bombeiros da Itália) recebeu os dois primeiros helicópteros AW139. O evento de entrega aconteceu nas instalações da Leonardo, em Vergiate, comuna italiana da região da Lombardia, província de Varese.
A introdução do AW139 aprimora a capacidade operacional dos bombeiros para serviços de busca e salvamento (SAR), resgate aeromédico, combate a incêndios e serviços de auxílio a desastres.
Mais de 816.000 missões são realizados todos os anos contra incêndios na Europa, incluindo muitos na Itália e os AW139 irão substituir progressivamente os helicópteros AB412 que estão em serviço há décadas.
O Corpo de Bombeiros da Itália receberá um terceiro AW139 este ano sob o contrato de € 45 milhões assinado em 2018. O contrato também inclui suporte logístico integrado e treinamento para pilotos e técnicos e abrange uma opção para 12 helicópteros adicionais. Os dois primeiros helicópteros serão baseados em Roma Ciampino para treinamento de pessoal da National Fire Corps.
O AW139 apresenta uma ampla gama de equipamentos, incluindo guincho de resgate, gancho de carga com provisão de balde bambi bucket, radar meteorológico, sistemas de comunicação multi-banda e satélite, câmera infravermelha de alta definição e baixa luminosidade (FLIR) / LLTV), console de missão com gravador digital, downlink, sistema LiDAR óptico de proximidade (OPLS), capacidade de visão noturna (NVG), farol Trakka de nova geração, sistema de flutuação de emergência, alto-falante, kit aeromédico e janelas bolha.