No último dia 14, um incêndio na vegetação na cidade de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, exigiu concentração de esforços do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Foram deslocadas viaturas terrestres e um helicóptero Arcanjo. O trabalho destas equipes visava proteger as residências próximas ao foco. A altura das chamas e a amplitude da área sinistrada dão uma boa mostra do desafio enfrentado.
Ao receber informações da guarnição aérea, o comandante da operação pôde decidir melhor sobre o posicionamento das viaturas e isto resultou na extinção mais efetiva das chamas.
“O campo de visão ampliado é uma das grandes contribuições que as aeronaves propiciam em operações deste tipo, nas quais muitas vezes ficam em risco além do meio ambiente, vidas e bens públicos e particulares”, comentou o Sargento Júlio, tripulante operacional que participou da ocorrência.
Ainda pela manhã as chamas foram extintas e o efetivo desmobilizado.
Dica de prevenção do CBMMG: Para reduzir a altura do mato no seu lote jamais utilize fogo. Além de ilegal, ele pode sair do seu controle e causar sérios danos.
Colaboração: Anderson Passos