No final da manhã de sexta-feira, 09 de janeiro de 2014, em cerimônia no Quartel do Comando-Geral, foi empossado o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Paulo Moacyr Stocker dos Santos. A passagem de cargo foi feita pelo Chefe do Estado Maior da BM, coronel Leonel da Rocha Andrade, que acumulava o cargo de subcomandante-geral, até então.
Na ocasião, o secretário Wantuir Jacini reforçou que a SSP dará todo o apoio às políticas desenvolvidas pela BM, principalmente naquelas que envolvam a utilização da inteligência artificial. “É necessário que conheçamos todos os aspectos que envolvem o crime. E a consolidação de um banco de dados, fruto do trabalho dos policiais, será fundamental”, apontou.
Currículo
O Coronel Paulo Moacyr Stocker dos Santos ingressou na Brigada Militar em 1981 e estava comandando o Comando de Policiamento Metropolitano – CPM.
Foi um dos pioneiros da criação do Grupamento de Polícia Militar Aéreo da Brigada Militar – GPMA, em 1989, atuando como piloto de avião e helicóptero por 21 anos.
Atuou em todas as seções, sendo profundo conhecedor das rotinas operacionais e administrativas da unidade aérea gaúcha.
Foi Comandante do Centro de Formação Aeropolicial (CFAER), Comandante do Grupamento de Polícia Militar Aéreo (GPMA) e Batalhão de Aviação (BAvBM), sendo o responsável administrativo pela reestruturação da aviação da Brigada Militar na criação do Batalhão de Aviação, onde a Divisão de Serviços Aéreos do Estado passou a ser subordinada ao BAvBM.
Possui licença de piloto comercial de avião, com habilitações multimotor, por instrumento e instrutor, e licença de piloto comercial de helicóptero Esquilo, MD 500 e Schweizer, também com habilitação de instrutor.