Ceará – A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) divulgou mais um balanço em relação ao ano de 2022. Foram 2.411 missões em todo o território cearense totalizando 1.290 horas de voo. A maioria das operações foram de apoio em operações policiais e de defesa civil, que inclui busca e salvamento de pessoas.
Dessas missões, a CIOPAER registrou 154 operações aeromédicas, entre remoções e transportes de pacientes, transporte de vacinas contra a COVID-19 e transporte de órgãos para transplantes, em um total de 252 horas de voo, que acontecem por meio de parceria entre as secretarias da Segurança e da Saúde.
A Coordenadoria conta com cinco bases fixas instaladas em Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá, Crateús e em Fortaleza, com um efetivo de 160 profissionais de segurança pública, além de médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). A CIOPAER dispõe de nove aeronaves, um EC130 B4 monoturbina, dois AS350B2 esquilo monoturbina, três Airbus EC145, um Airbus EC135 e dois H135.
As aeronaves possuem capacidade para transportar pacientes em configuração de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea, com modernos equipamentos médicos, com a supervisão de médico e enfermeiro a bordo. A agilidade na condução de pacientes de alta complexidade faz parte do trabalho diário realizado pelo transporte aeromédico da CIOPAER.