EUA – O Departamento de Bombeiros da cidade de Los Angeles (LAFD) foram forçados a combater dois incêndios na região de Brentwood e Sylmar no domingo passado com apenas metade da frota de helicópteros da unidade. Agora, o conselho da cidade quer saber como e por que isso aconteceu para garantir que isso não aconteça novamente.
Dos seis helicópteros, quatro combateram as chamas efetuando o lançamento de água, sendo que os outros dois estavam indisponíveis devido a manutenção. A divisão de operações aéreas da LAFD opera dois helicópteros Bell 412EP (Fire 1 e Fire 4); três AgustaWestland AW139 (Fire 2, Fire 3 e Fire 5) e um Bell 206B (Fire 6)
“Solicitamos ajuda externa para nos ajudar. Mas a ajuda externa supõe algo que complementa o que estamos fazendo e não nos substituir no que estamos fazendo “, disse o conselheiro municipal Mike Bonin.
Ele e outros membros do conselho apresentaram uma moção na terça-feira para descobrir como e por que isso aconteceu, dizendo que o número reduzido de helicópteros afetou a resposta aos incêndios.
“Estou pedindo ao Departamento de Serviços Gerais e ao LAFD que nos informe sobre qual é o problema e como podemos resolver o mais rápido possível”, disse Bonin.
“O Departamento de Serviços Gerais está trabalhando com o Departamento de Bombeiros de Los Angeles para disponibilizar o maior número possível de helicópteros de volta ao serviço o mais rápido possível”, disse Angela Sherick-Bright, assistente-gerente geral de gerenciamento de frota e combustível do departamento.
Bonin disse que o LAFD e o LAPD são uma prioridade na administração, e o serviço de manutenção deve ser feito com urgência. Felizmente, o clima cooperou domingo, e os incêndios não saíram do controle.
“Nós sabemos que teremos incêndios piores. Sabemos que o risco existe. Então precisamos ser capazes de melhorar nosso atendimento”, acrescentou Bonin.
O vereador disse que, no entanto, os bombeiros fizeram um ótimo trabalho, tendo em vista os recursos limitados com os quais eles tinham para trabalhar.
Fonte: CBSLA