Pilotos da aviação geral (particularmente pilotos agrícolas) continuam a atingir fios, assim como linhas de alta tensão, durante o voo. Nos últimos 10 anos, houve cerca de 180 acidentes de colisão com fio na Austrália. Na maioria destes acidentes, os pilotos estavam cientes das linhas de alta tensão antes de atingí-las.
Portanto, o ATSB (Australian Transport Safety Bureau) divulgou 07 simples dicas de como minimizar o risco e evitar colisões com fio.
Dicas de como minimizar o risco de colisão com fios
As estratégias a seguir vão ajudar a minimizar o risco de colisão com fios durante o voo:
1. Certifique-se de que você está fisicamente e mentalmente apto para voar. A fadiga pode afetar negativamente a memória de curto prazo, o tempo de reação, os níveis de alerta e seu foco de atenção.
2. Definir as expectativas dos clientes, de forma que fique claro para eles que a segurança vem em primeiro lugar. Isto inclui o gerenciamento de pressões operacionais e não aceitar tarefas que estejam além de seus mínimos pessoais.
3. Realizar um reconhecimento aéreo antes de operar a baixa altitude. Assim como um mapa detalhado do terreno e um briefing completo da missão são importantes, você também precisa confirmar a localização dos locais onde haja fiação, torres e cabos de alta tensão e outros perigos para você.
4. Reavaliar os riscos quando há mudanças de plano. Tratar quaisquer alterações no seu plano como uma “bandeira vermelha” – algo que você deve considerar e avaliar antes de tomar qualquer decisão.
5. Evite distrações desnecessárias e retome o foco quando estiver distraído. Distração, combinada com a dificuldade de se ver um fio, faz com que seja muito difícil evitar os fios “em cima da hora”.
6. Mantenha as suas limitações de vigilância em mente. A quantidade de tempo gasto em uma tarefa monótona irá afetar a sua capacidade de se manter atento.
7. Procure ativamente por fios. Sem atenção, não há a percepção. É improvável que você note a aproximação da aeronave com fios, se você não estiver ativamente procurando por eles, mesmo que você esteja previamente consciente disso.
Asa Rotativa, por Daniel Queiroz.