A FORÇA TAREFA PREVINCÊNDIO (FTP) é uma convergência de esforços entre vários órgãos estaduais coordenados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), em Minas Gerais.
A Força Tarefa é sediada na base operacional da cidade de Curvelo, situada no centro geográfico do Estado de Minas Gerais, além de contar com as sub-bases de Januária, Viçosa e Parque Estadual do Rola Moça em Belo Horizonte.
Em 2012, o Batalhão de Radiopatrulhamento Aérea da Polícia Militar juntamente com o Corpo de Bombeiros ministrou 28 cursos de brigadistas voluntários, além de 17 Cursos de Técnicas de Emprego de Aeronaves no Combate a Incêndio Florestal (TEACIF).
Atualmente, a FTP conta com o apoio dos seguintes órgãos e suas respectivas frotas:
SEMAD: Esquadrilha Guará: 02 Esquilos e 01 Avião Corisco Turbo;
CBMMG – Esquadrilha Arcanjo: 02 Esquilos e 01 Avião Cesna 210;
PCMG – Esquadrilha Carcará: 02 Esquilos e 01 Avião Bandeirante, e
PMMG – Esquadrilha Pégasus: 06 Esquilos, 01 Jet Ranger e 01 Avião King Haver.
Além destes órgãos o Estado de Minas Gerais contratou ainda serviços aéreos especializados para combater os incêndios florestais, e atualmente já conta com a presença de 04 Aviões modelo Air Tractor. O número de aeronaves pode aumentar na medida que for necessário.
Ilustrando o trabalho da FTP, em sete dias de missão, essa foi a produtividade de uma das equipes, composta pelo Cap PM Alan, Ten PM Gustavo, Subten PM Adelson, Sgt PM Borges, Sgt PM De Paula, Sgt PM Euler e Sgt PM Anderson, operando o Pégasus 07 da Polícia Militar.
- 03 Combates a incêndio na Serra do Cabral, sendo um deles debelado somente com a equipe do Pégasus 07 da Polícia Militar.
- 01 Combate a incêndio na Serra do Cipó, com a participação de 26 brigadistas, sendo 10 deles do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, mais Arcanjo do Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG e Carcará da PCMG.
- O Pégasus 07 fez durante a semana de trabalho 104 lançamentos com Bambi Bucket e voou 21,5 horas na missão.