EUA – Em sua segunda reunião que acontecerá no dia 31/01 em Reno, Nevada, o Comitê Consultivo sobre Drone (DAC) continuará ajudando a FAA (Federal Aviation Administration) para integrar sistemas de aeronaves não tripuladas, ou drones, no espaço aéreo americano.
O presidente da FAA, Michael Huerta, anunciou a criação do DAC como um comitê consultivo federal em maio de 2016, e o DAC se reuniu pela primeira vez em setembro de 2016.
Os membros do DAC representam uma ampla gama de interessados, incluindo fabricantes e operadores de aeronaves não tripuladas, grupos tradicionais de aviação, organizações trabalhistas, fabricantes de equipamentos de rádio e navegação, operadores aeroportuários e funcionários estaduais e locais (“municipais”).
O principal objetivo do DAC durante sua segunda reunião será analisar e aprovar três grupos de tarefas. O primeiro grupo de tarefa irá rever questões relacionadas com os papéis e responsabilidades dos governos federal, estadual e local na regulação e aplicação de leis de drones.
Muitos governos estaduais e locais começaram a promulgar uma variedade de leis sobre o funcionamento de sistemas de aeronaves não tripuladas no espaço aéreo navegável de baixa altitude.
O segundo grupo de trabalho considerará os mecanismos tecnológicos e regulatórios que permitiriam aos operadores de drones ter acesso ao espaço aéreo além do que a agência permite atualmente sob a Regra conhecida como PART 107 – SMALL UNMANNED AIRCRAFT SYSTEMS.
O DAC também discutirá a formação de um terceiro grupo de tarefas, que considerará maneiras de financiar a expansão da prestação de serviços necessários para apoiar a integração dos sistemas de aeronaves não tripuladas.
As reuniões do DAC são gratuitas e abertas ao público. Mais informações podem ser encontradas no Federal Register Aviso.