Santa Catarina – Uma comissão formada por especialistas e pessoas da comunidade iniciou projeto para a construção de um heliponto nas instalações do Hospital Santo Antônio, em Blumenau, Região Metropolitana do Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
Com o heliponto, o helicóptero Arcanjo 03 do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros poderá levar os pacientes graves diretamente ao hospital, sem precisar pousar em um terreno próximo, que fica a cerca de 900 metros do hospital. Assim, não será mais necessário o traslado da vítima através de uma ambulância, reduzindo cerca de 15 minutos o deslocamento do paciente.
Segundo o Cap BM Manfrin, comandante da 2° Companhia do BOA, o local onde pousam é um terreno particular e por estar distante do hospital precisam do apoio de uma ambulância, ocasionando o excesso de movimentação do paciente. “O local é particular e é gentilmente cedido para nosso pouso, porém ele também é utilizado para estacionamento de veículos e caminhões. Além disso, na área podem ocorrer novas construções o que inviabilizaria o pouso e a condução da vítima ao hospital”, complementou Manfrin.
Nesse momento estão sendo realizados estudos de viabilidade pelo hospital para a implantação do heliponto, através da empresa EASYAGA. O estudo é necessário porque o hospital está localizado entre uma avenida de grande circulação e o rio Itajaí-Açu. Segundo o Corpo de Bombeiros, em Blumenau, existem dois hospitais com capacidade para receber pacientes graves do SUS. O Hospital Santa Isabel já conta com um heliponto, porém o Hospital Santo Antônio, ainda não.
A Fundação Hospitalar de Blumenau é a instituição mantenedora do Hospital Santo Antônio, onde grande parte de seus atendimentos são pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Arcanjo 03 está na região desde outubro de 2015 e de lá para cá já realizou cerca de 2.500 missões. Desses atendimentos, a parada cardiorrespiratória, acidentes de trânsito, casos clínicos, traumas e afogamentos representam juntos 62% do total realizado no período.
No Brasil, são poucos os hospitais preparados com infraestrutura para receber pacientes transportados em helicópteros e para o sistema funcionar bem e o paciente receber o melhor atendimento, no menor tempo possível, a existência dessa infraestrutura é peça fundamental.