Bahia – No dia 25 de setembro de 2016, a Polícia Militar do Pará completou 198 anos de criação. Desde o início deste mês, estão sendo realizados diversos eventos culturais, recreativos, religiosos e de demonstração da atividade policial militar à sociedade paraense.
Nesta sexta, 23, no quartel onde funciona o Comando Geral, durante toda a manha, aconteceu a solenidade cívico-militar, marcada pela presença de várias autoridades civis e militares. Na ocasião, o Tenente Coronel PM Carlos Renato Lima da Silva, Comandante do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia, foi agraciado com a medalha Ordem do Mérito Coronel Fontoura, a mais alta condecoração concedida pela Polícia Militar do Pará a Policiais Militares de outras unidades da Federação e militares das Forças Armadas.
Em maio de 2004, o Cel PM Vieira, Comandante Geral da PMPA, solicitou ao Cel PM Santana, Comandante Geral da PMBA, que o então Cap PM Renato, Comandante de Aeronave, fosse disponibilizado para contribuir na implantação do Grupamento Aéreo (GRAER) da PMPA, sendo atendido de forma plena.
Assim, em 2 de junho de 2004 o Cap PM Renato decolou da fabricante de helicópteros Helibrás, da cidade de Itajubá-MG, conduzindo o primeiro helicóptero da Policia Militar do Pará com destino a Belém, onde pousou no dia 04 de junho, após escala na cidade de Palmas-TO, onde fez demonstração da aeronave para a PMTO.
A partir dai, o Cap PM Renato permaneceu na PMPA atuando tanto na pilotagem e instrução de pilotos, quanto na construção de doutrina e elaboração de processos administrativos até o dia 10 de junho de 2006. Após essa data retornou para o Estado da Bahia e assumiu as suas atividades como Comandante de Aeronave no Grupamento Aéreo da PMBA cuja operação começaria, também, naquele ano, no dia 08 de dezembro de 2006.