Mato Grosso – A primeira aeronave, um Piper PA-31T Cheyenne II, com estrutura e requisitos pra atendimento de transporte aeromédico do Governo de Mato Grosso foi adquirida através da aprovação de um projeto do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), com recursos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado pela Justiça Estadual e Mistério Público Estadual.
O avião turboélice, com autonomia de mais de 6 horas, velocidade de cruzeiro de mais de 400 KM/H, capacidade para dois pilotos, um médico, um enfermeiro, um paciente e um acompanhante, além de toda estrutura de equipamentos aeromédicos exigidos pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), poderá atender a demanda em todo território mato-grossense.
De acordo com o coronel Juliano Chirolli, coordenador da unidade aérea de Mato Grosso, o avião de resgate começa a operar no Estado a partir de fevereiro de 2020. “É a primeira aeronave com estrutura e requisitos pra atendimento de transporte aeromédico do governo de Mato Grosso”, contou o comandante.
A vistoria da aeronave em Fortlauderdale/EUA aconteceu na quinta-feira (12) e a comitiva composta pelo Cel PM Juliano Chiroli, Coordenador do CIOPAER, Ten Cel BM Flavio Gledson Bezerra e Ten Cel PM Thiago Braz, realizam o traslado da aeronave até Cuiabá, MT. Em janeiro a aeronave passará por nacionalização e certificação no Brasil. A previsão é que entre em operações a partir de 1º de fevereiro de 2020.
O itinerário do tralado ficou definido com uma parada inicial para reabastecimento em Punta Cana (extremo leste da República Dominicana), depois Ilha de Granada (ilhota na região leste do Caribe) até chegar à América do Sul, onde param na antiga Guiana Britânica (hoje independente e chamada República da Guiana), a ultrapassam e finalmente entram em espaço aéreo brasileiro. Primeiro Manaus e, enfim, Cuiabá.