Paraná – O Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) promoveu nesta quarta-feira (21) a formatura do Curso de Capacitação de Operador Aerotático (COpAer). O evento ocorreu no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba.
Ao todo, 24 alunos concluíram o curso, entre policiais e bombeiros militares. Dentre os formandos, destacaram-se a Sargento Melania Cristine Giraldi do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e a Cabo Viviane Macari da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que são as primeiras mulheres a se formarem operadoras aerotáticas no BPMOA.
O curso visa adequar a atuação do BPMOA ao Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC 90), em vigor desde abril de 2019, além de aprimorar a execução das atividades desenvolvidas pela unidade, seja em missões policiais de segurança pública, de saúde, ou de defesa civil e socorros públicos.
“É um curso cheio de informações, bem complexo, que envolve atividades policiais e de bombeiro. Me sinto honrada por ter conquistado isso e agradeço a toda a coordenação pelo apoio e o respeito demonstrado. Nós, como mulheres, fomos tratadas de forma igualitária pela coordenação e isto, para mim, fez toda a diferença”, afirmou Melania.
Para o comandante do BPMOA, Major Márcio Valim de Souza, a formatura destes novos operadores aerotáticos servirá para recompor o efetivo do batalhão. “As atividades desempenhadas por esta unidade, nos últimos tempos, aumentou exponencialmente. Hoje é uma das unidades que mais voa, se comparada a outras do Brasil”, disse. Ele ressaltou ainda que o curso de formação OAT é muito técnico, uma vez que eles serão os olhos e os ouvidos dos pilotos.