Roraima – Duas indígenas yanomami em estado grave de saúde foram resgatadas a partir do aeródromo de Surucucu, na noite de segunda-feira (22), após uma ação de Evacuação Aeromédica (EVAM) realizada por militares do Comando Operacional Conjunto Amazônia.
Uma das pacientes encontrava-se em trabalho de parto, que foi interrompido pela dificuldade de passagem do neonato, e a outra respirava por meio de aparelhos, após agravamento ocasionado por malária.
Na ocasião, um helicóptero H-36 Caracal do Esquadrão Falcão (1°/8° GAV) foi acionado para a realização da EVAM. Após 90 minutos, a aeronave chegou a Surucucu transportando uma equipe de saúde composta por dois médicos e dois enfermeiros, a fim de prestar assistência às pacientes, que estavam sob os cuidados da equipe de saúde local.
Com o propósito de garantir a segurança e a eficácia da missão, que teve sua decolagem noturna e foi realizada sob meteorologia adversa, a tripulação utilizou o equipamento de visão noturna (NVG – Night Vision Goggles), essencial para operações nessas condições.
Devidamente acomodadas na aeronave, as pacientes foram transportadas até a Base Aérea de Boa Vista, onde eram aguardadas por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e em seguida foram encaminhadas ao Hospital Geral de Roraima (HGR).