Buscando apoiar os profissionais de Enfermagem da Bahia e a população do sul do estado atingida pelas fortes chuvas, foi acionada, na última segunda-feira (27), a Equipe de Resposta Rápida do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
O grupo está atuando diretamente com o Conselho Regional da Bahia (Coren-BA) para fortalecer a assistência em enfermagem prestada na região e oferecer auxílio técnico às ações dos órgãos governamentais baianos.
As atividades da equipe estão sendo desenvolvidas na cidade de Ilhéus, uma das mais prejudicadas pelas chuvas e sede do Centro de Operações (COES), coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde.
Nesta quarta-feira (29), integrantes do grupo estiveram reunidos com a secretária de saúde da Bahia, Tereza Paim. Além de promover ações que proporcionem condições de atuação dignas e seguras para a Enfermagem baiana, a Equipe de Resposta Rápida buscará avaliar a atual situação de emergência climática e epidemiológica e acompanhar a quantidade de municípios e pessoas atingidas, criando mecanismos legais que garantam condições mínimas para atendimento das vítimas.
Com o desastre, diversas unidades de saúde foram afetadas, prejudicando a qualidade da assistência ofertada pela Enfermagem à população.
“Estamos trabalhando em amplas linhas de atuação, auxiliando as atividades que já vêm sendo tomadas pelo governo do estado, fortalecendo as ações na Atenção Primária à Saúde e verificando as condições dos profissionais de Enfermagem que foram acometidos por esta calamidade”, afirmou Eduardo Fernando de Souza, coordenador do grupo.
De acordo com dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia, até o momento, mais de 471 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, 136 cidades decretaram situação de emergência e 21 mortes foram confirmadas. Segundo informações dos recentes boletins epidemiológicos, foi verificado o aumento da notificação de casos de síndrome gripal e de doenças infecto-parasitárias, possivelmente relacionados ao desastre hidrológico.
“Integrando esforços, decidimos prestar apoio ao Coren-BA e aos órgãos governamentais baianos, verificando as condições locais e oferecendo todo suporte necessário às ações realizadas no sul do estado. Neste momento difícil, presto minha solidariedade a toda população atingida pelas fortes chuvas e aos profissionais de Enfermagem que estão trabalhando para manter a qualidade da assistência nas regiões afetadas”, declarou a presidente do Cofen, Betânia Santos.
A Equipe de Resposta Rápida do Cofen é composta por Eduardo Fernando de Souza, Silvio Queiroz, Paulo Afonso de Souza e o conselheiro federal Wilton Patrício. Também acompanha o grupo o presidente interino do Coren-BA, Holmes Filho.
Onde doar
As doações estão sendo recebidas nos quartéis do Corpo de Bombeiros e nas prefeituras municipais do estado da Bahia. Alimentos não perecíveis e dentro do prazo de validade, materiais de higiene pessoal e limpeza, água, roupas e sapatos em bom estado estão sendo recebidos.
A lista de quartéis pode ser visualizada no site www.cbm.ba.gov.br. Os materiais doados estão sendo entregues diariamente nas áreas mais atingidas por terra, barco ou aeronaves.