Tocantins – No final da tarde de sábado (23), a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), unidade aérea da Secretaria da Segurança Pública (SSP), foi acionada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Palmas para efetuar a remoção aeromédica de uma criança de 06 anos, que necessitava de forma urgente, ser transportada de um hospital de Porto Nacional para a Capital.
Nessas ocasiões, o helicóptero “Tocantins 01”, como a aeronave é conhecida, conta sempre com 02 pilotos e 01 tripulante operacional, além da equipe disponibilizada pelo SAMU, a qual é composta por médico e enfermeiro.
A aeronave decolou imediatamente e, após o pouso realizado no estádio General Sampaio, em Porto, a vítima foi embarcada e, em poucos minutos, chegou ao Hospital Geral de Palmas, onde foi entregue aos cuidados da equipe multidisciplinar do HGP.
O apoio do helicóptero e equipe do CIOPAER ao SAMU Palmas, tem se tornado cada vez frequente e importante, sobretudo, nos casos que envolvem resgates ou remoções de vítimas em estado grave e que necessitam desse tipo de serviço altamente especializado.
Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins.