O Governo do Estado, por intermédio do Ciopaer, e em parceria com a Defesa Civil do Estado, realizou, durante todo o domingo, 08, o monitoramento aéreo de vários pontos de alagamento no Sul do Tocantins, mais precisamente nos municípios de Peixe e Paranã. A aeronave da Secretaria da Segurança Pública foi solicitada pela Defesa Civil, através do coordenador adjunto do órgão, coronel Reginaldo Leandro.
A ação foi necessária devido à situação de enchente do Rio Tocantins que tem atingido grande parte daqueles municípios. As ações tiveram como foco os municípios de Paranã e Peixe, abrangendo sobrevoos nos rios Tocantins, parte do Maranhão e Palmas.
A missão do Ciopaer foi auxiliar os técnicos da Defesa Civil no levantamento dos pontos mais críticos das regiões afetadas pelas cheias, desta forma ajudando a população ribeirinha e a que reside nas ilhas, no sentido de averiguar com maior rapidez as reais condições em que se encontram as localidades atingidas pelos alagamentos.
Os trabalhos foram realizados durante todo o domingo e a equipe do Ciopaer, que na ocasião foi composta pelo comandante major Vieira Lins, co-piloto delegado Garrido e tripulantes cabo Fred e Cabo Joeslan, e está de prontidão para possíveis atendimentos às demandas da Defesa Civil, que porventura possam ocorrer em todo território tocantinense.
Fonte: SSP, por Rogério Oliveira.