A simulação de salvamento realizada na tarde do dia 12/7/13 nas dependências do Ginásio Aecin Tocantins, mostrou que as forças de Segurança Pública de Cuiabá/MT estão prontas para atuar em caso de urgência com muita rapidez. Os trabalhos estavam marcados para começar às 15 horas e exatamente 20 minutos depois do horário proposto todos os alunos que se transformaram em vítimas já estavam dentro das ambulâncias e encaminhados para as unidades de saúde.
O curso de salvamento começou na segunda-feira passada e encerrou-se com os trabalhos práticos utilizando as forças do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Ciopaer e SMTU. As aulas foram ministradas pelo Tenente Coronel Marcelo Fraiha, chefe do Resgate do Corpo de Bombeiros de Campo Grande-MS. O carrega consigo 19 anos de corporação e mais de 90 certificados de salvamentos, incluindo cursos internacionais de resgate.
A simulação contou com seis alunos que se passaram por vítima. O roteiro contava com uma colisão entre veículos e que uma condutora estava em estado grave dentro de um dos veículos e os outros cinco estavam espalhados pela pista esperando ajuda.
O resgate chegou e de imediato a equipe se dividiu. De acordo com o comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Silvio Santos, esse trabalho já é feito em rodovias e acidentes de grandes proporções. “O Corpo de Bombeiros chega, retira as vítimas das ferragens e entrega para o Samu fazer os primeiros cuidados. Se necessário conduzir para longe, o helicóptero do Ciopaer/MT é acionado e a vítima é transferida com mais agilidade. É um trabalho de inclusão”, contou o comandante Silvio.
Várias pessoas se reuniram nas proximidades do local para acompanhar o trabalho de treinamento. O trânsito não sofreu alteração, mas agentes da SMTU ficaram de prontidão nas proximidades, principalmente evitando que veículos se aproximassem do local de pouso do helicóptero.
A simulação, segundo o coronel Fraiha, é necessário para a integração das forças, principalmente em momento de preparação para a chegada da Copa do Mundo, em 2014. “Ano que vem vamos ter o maior evento de futebol do mundo e Cuiabá está credenciada para participar. Esse trabalho de preparação vai continuar. Isso aqui foi apenas uma parte, ainda temos outros pontos a serem treinados. Estamos reciclando os militares que já participaram deste curso para entrar na instituição. A Copa do Mundo é um evento que acontecerá não para nos testar e sim para mostrar que estamos preparados para qualquer tipo de acontecimento, que se for pensar pelo lado de acidente, é rotina no dia-a-dia”, observou Fraiha.
Participaram do curso durante a semana 40 militares. Na simulação estavam presentes 31 integrantes do Corpo de Bombeiros, cinco do Ciopaer e quatro do Samu. Ainda estavam na retaguarda cinco agentes da SMTU e duas viaturas com quatro policiais militares, que na simulação chegaram para isolar o local.
Confira as fotos:
Fonte: Olhar Direto