Para melhorar os atendimentos e a eficiência técnica das equipes de tripulantes operacional, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer/MT) da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso (Sesp/MT), realizou neste sábado (24), o treinamento de 46 policiais em Tiro Embarcado e Desembarcado.
Segundo o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Airton Benedito de Siqueira Júnior, o curso tem objetivo de aprimorar as técnicas de tiro para dar suporte aéreo as equipes terrestres em situações críticas, como por exemplo, assalto a bancos na modalidade novo cangaço, que vem ocorrendo em Mato Grosso.
O treinamento abrangeu tiros em posições não convencionais a bordo da aeronave utilizando fuzil automático 762. O curso começou às 8 horas e finalizou ao meio-dia no Estande de Tiros da Polícia Rodoviária Federal, localizado no Km 13, na estrada de acesso ao município de Chapada dos Guimarães.
CIOPAER/MT
A criação deu-se devido à necessidade de centralizar e racionalizar, em um único órgão, o controle, a operação e a manutenção das aeronaves de asas fixas e rotativas, empenhadas em atividade policial, patrulhamento ambiental, socorro público e defesa civil, tornando as atividades desempenhadas pelos profissionais da segurança pública mais dinâmica e compatível.
O trabalho do Ciopaer é desenvolvido por uma equipe composta por profissionais das polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, que realizam desde atendimento de ocorrências de combate à incêndios, assaltos à banco, além do patrulhamento preventivo.
Fonte: SESP/MT