Ceará – Na sexta-feira (28), uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) realizou o transporte de um homem de 34 anos, vítima de um choque elétrico. A ação foi registrada na cidade de Juazeiro do Norte.
Conforme as informações que realizaram o atendimento, a vítima sofreu uma descarga elétrica em um imóvel no bairro São Miguel e foi socorrida para uma unidade de saúde. Na ocasião, o homem teria entrado em contato com um cabo de rede de alta tensão.
O helicóptero Fênix 06 decolou com destino ao hospital em que o paciente estava para estabilizá-lo e realizar o traslado até uma outra unidade hospitalar em Fortaleza. Além da equipe da CIOPAER, a ação contou com um médico e um enfermeiro do SAMU.
As aeronaves da CIOPAER são dotadas de UTI aérea e atuam com médico e enfermeiro a bordo. Segundo regulamento da ANAC, esses profissionais são denominados operadores de suporte médico. O transporte aéreo é utilizado para reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades por vias terrestres e agilizar a prestação de socorro aos pacientes mais debilitados.