Tocantins – Na tarde da última quinta-feira, (22), a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER-TO) esteve reunida com a Direção da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo de Palmas (EPTA/Palmas) da INFRAERO.
O encontro teve como objetivo renovar o “Acordo Operacional” entre os órgãos, que padroniza procedimentos que potencializam a relação entre o órgão de controle do Aeroporto de Palmas e a tripulação embarcada no helicóptero durante o atendimento das demandas operacionais em apoio aos órgãos de segurança pública, da saúde, ou defesa civil.
A EPTA/Palmas agiliza a decolagem do “Tocantins 01”, permitindo, por exemplo, o acionamento do helicóptero sem prévia autorização, ou ainda coordenando o tráfego das aeronaves que estão em operação na região em que esteja acontecendo uma ocorrência policial, garantindo a segurança operacional na área que lhe é confiada.
Vale destacar que em termos de prioridade para pousos e decolagens, a EPTA/Palmas trata o “Tocantins 01” como uma aeronave em operação SAR (Search And Rescue), o que reflete em um melhor atendimento à sociedade tocantinense.
O CIOPAER agradece a EPTA/Palmas pelo profissionalismo e parceria, iniciada em 2011, que a cada dia fica mais madura.
Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins